Temas Geradores 2016

Eixo Temático 1 - SAÚDE

TEMA GERADOR

“Aqui no interior ainda temos uma vida melhor, mais segura, com maior qualidade de vida do que nas cidades maiores, embora precisamos prover serviços de saúde mais qualificados, orientação e informação, especialmente saúde sexual e maior conscientização relacionada ao meio ambiente.”

QUESTÃO GERADORA

A saúde é direito de todos, é dever e obrigação dos órgãos públicos proporcionar uma saúde de qualidade às pessoas, bem como conhecimento e conscientização com relação à saúde e à importância da preservação do meio ambiente.

Mesmo tendo facilidade de acesso à informação e aos serviços públicos essenciais à saúde, nos preocupam os altos índices de doenças graves: câncer, DSTs, dependência química e alcoólica, etc., além da falta de conscientização na relação com o meio ambiente.

CONTRA-TEMA

Sempre houve preocupação com a questão da saúde, porém são necessárias ações constantes e eficazes de conscientização de práticas e de cuidados à vida.

É preciso estabelecer os papeis de cada um dentro da sociedade, escola e família, para que se desenvolva a conscientização com relação a cada questão de saúde, meio ambiente e bem estar.

VISÃO DA COMUNIDADE

A comunidade percebe os problemas relacionados à saúde, assim como a desigualdade no atendimento, mas aguarda sempre a solução pelos serviços públicos, sem tomar consciência dos próprios atos.

VISÃO DOS EDUCADORES

Somos produto do meio ambiente e podemos ser surpreendidos por alguma doença, embora tenhamos práticas de vida mais qualificadas. Somos nós, educadores que devemos conscientizar e incentivar atitudes diferentes em relação ao meio ambiente e saúde, que por consequência gerará uma melhor qualidade de vida provocando um menor índice de casos de doenças.

Eixo Temático 2 - EDUCAÇÃO

EIXO TEMÁTICO

Comprometimento de todos para com a educação: professores, alunos, pais, sociedade e governantes.

TEMA GERADOR

“A educação é que pode mudar essa realidade de corrupção, não adianta reclamar dos políticos corruptos se todos nós também praticamos pequenos atos ilícitos”.

QUESTÃO GERADORA

Para que a escola continue exercendo seu papel de formadora de cidadãos críticos e conscientes, é necessário trabalhar conhecimento com significação social, que busquem a melhoria da sociedade.

Temos que nos perceber como parte integrante e responsável pela sociedade que temos e pela educação/escola que temos.

CONTRA-TEMA

Os alunos cobram dos professores que lhes deem limites. É preciso que a educação leve à compreensão do papel de cada um perante a sociedade, despertando a consciência e oportunizando conhecimentos para a mudança ou transformação social, sem deixar de lado temas como o meio ambiente e a cidadania.

VISÃO DA COMUNIDADE

As famílias jogam cada vez mais para a escola a tarefa de educar seus filhos. A comunidade acredita que tudo deve ser gratuito (escola, transporte escolar, livros, atendimento à saúde...), mas ao mesmo tempo desvaloriza o que é público e gratuito. A comunidade quer uma escola com boa infraestrutura, boa qualidade de ensino, bons profissionais, diferentes programações, como se isso garantisse a educação de seus filhos.

VISÃO DOS EDUCADORES

A comunidade espera da escola muito mais que o conhecimento. “Jogam para a escola a tarefa de educar os filhos”.

Eixo Temático 3 - SOCIEDADE

EIXO TEMÁTICO

Sociedade x Corrupção

Exercer a cidadania exige ética, valores morais, tolerância, valorização do que é público.

TEMA GERADOR

“Não adianta reclamar dos políticos corruptos se todos nós também praticamos pequenos atos ilícitos. A educação é que pode mudar essa realidade de corrupção.”

QUESTÃO GERADORA

A facilidade de acesso à informação está dando visibilidade às situações de corrupção, o que leva a um sentimento de indignação perante esta realidade. Também há um despertar para o fato de que a corrupção, o preconceito, os atos ilícitos, a desvalorização, mesmo que pequenos, começam por nós.

A sociedade vive a intolerância, a carência de valores éticos e morais. A educação é a base da sociedade. Quando a pessoa é detentora do saber não se deixa influenciar pelos outros e pela mídia, desta forma conseguirá distinguir e optar por atitudes corretas.

CONTRA-TEMA

Faz-se necessário uma tomada de atitude coletiva, uma provocação social e a formação de cidadãos conscientes e críticos para que aconteça uma mudança consciente e responsável na busca de uma sociedade mais justa e solidária. Somente conhecendo de fato as realidades, suas causas e consequências é que as pessoas poderão se comprometer mais.

VISÃO DA COMUNIDADE

Ao mesmo tempo em que a sociedade sabe o que está errado e compreende que é preciso que haja mudanças, a mesma sociedade perdeu a confiança no sistema político de nosso país e nas suas leis, tem dificuldades de exercer a cidadania de fato, não se compromete com as mudanças, se omite e atribui as responsabilidades sempre para dos outros.

VISÃO DOS EDUCADORES

A comunidade não se percebe como parte do problemático processo social e político, e espera que as mudanças aconteçam a partir do outro e não de si próprio.

Como educadores, precisamos promover a educação, o conhecimento com significado social e atitudes cotidianas relativas ao caráter, cuja falta leva a problemas sociais como corrupção, intolerância, criminalidade, preconceito e violência.

A ética deve começar por cada um de nós, educadores, que nem sempre damos bom exemplo.