Histórico

A informatização da administração da escola antecedeu o uso da informática como projeto pedagógico. Desde 1995 a Escola trabalha com o Sistema INE,  desenvolvido pela Procergs, que otimiza a execução de tarefas administrativas como emissão de históricos, boletins, diários de classe, atas de resultados finais e outros.

Primeiro Computador

A partir de 1996, com a formação do Laboratório de Informática Educativa com recursos próprios e apoio da comunidade, procedeu-se a capacitação inicial dos professores interessados. O laboratório dispunha então de seis computadores 486 e uma impressora jato de tinta, colorida.

Primeiro Laboratório

Em 1997 a escola elaborou o seu Projeto de Informática, dentro do Programa PROINFO, do MEC.A partir daí houve  o início da participação dos docentes em cursos de aperfeiçoamento, capacitação dos coordenadores do laboratório, participação em eventos ligados à informática educativa, inclusive com relatos de experiência.

De 1999 para cá os professores passaram a utilizar sistematicamente o laboratório utilizando a informática com fins pedagógicos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico.

Em 2000 a escola teve o primeiro acesso à Internet , discada, o que não possibilitava o uso em rede.Também nesse ano foi montado o novo laboratório com recursos do governo do estado.

Segundo laboratório

O maior número de computadores e dos recursos dos mesmos, passaram a possibilitar a ampliação do atendimento às turmas de alunos, com seus numerosos alunos. Outros projetos já podiam ser vislumbrados, como o uso mais intenso da Internet a partir da instalação de um provedor em Nova Bassano, o que acabou se concretizando em agosto de 2001. No início de 2002, foi feita a montagem do site do Colégio, através da professora coordenadora do LI, auxiliada por um aluno e um ex-aluno para mostrarmos a nossa cara, a nossa história, o nosso projeto de educação e o nosso trabalho.

A utilização do laboratório, na perspectiva da informática educativa, não se limitou mais a ensinar a informática por si só, mas principalmente utilizar os seus recursos para a construção do conhecimento dentro de todas as áreas do saber. Isto está condicionado a uma série de fatores. Entre os quais pode-se citar desde os recursos para a manutenção e aprimoramento do laboratório, mas, de modo especial à necessidade contínua de formação dos professores, que são os responsáveis pela sua utilização junto aos alunos. Pensando nisso, e tendo em vista que este Laboratório não é propriedade exclusiva do Colégio Colbachini, e que deva servir, dentro das possibilidades, a toda a comunidade bassanense, já no início do ano de 2001, um curso de informática educativa para professores foi aberto a todos os professores da rede estadual e municipal de Nova Bassano, com instrutores do Núcleo de Tecnologia Educativa de Caxias do Sul. Nesse curso, que aconteceu de 20/04/01 a 20/07/01, com a participação de 34 professores, sendo 21 do Colégio Colbachini e os demais de outras escolas, organizados em duas turmas, de tarde e de noite, passou-se a estudar a aprendizagem através de projetos.

O colégio sempre que possível oferece a oportunidade para que seus professores e a comunidade em geral usufruam as tecnologias para aperfeiçoamento de seus trabalhos. Em 2001 foi cedido horário no turno da noite para a empresa Medabil Varco Pruden que ofereceu um curso de programação aos seus funcionários, que atuam na engenharia. Dessa maneira, a escola foi de encontro à comunidade.

A escola montou um esquema com coordenadores do laboratório para auxiliar os professores no uso da informática educativa, esses coordenadores eram professores.

Em 2002 ocorreu uma mudança fundamental com a instalação da internet via rádio, sendo em seguida substituída pela Internet  via satélite através do programa GESAC do governo federal. Com o acesso mais veloz e possível de ocorrer em rede, uma série de ações puderam começar a ser desenvolvidas pelos mais de 1000 alunos de nosso colégio naquele ano, que representavam a comunidade bassanense.

Em 2008, a escola recebeu do Governo do Estado 10 computadores com sistema Windows e em 2010, 34  computadores sistema Linux, do Governo Federal (PROINFO) , passando a ter dois laboratórios de informática educativa.

Aula inaugural no Laboratório 2

Em 2012, a internet passou a chegar na escola através de fibra ótica. Atualmente toda a área da escola tem acesso a rede via wi-fi, inclusive no ginásio de esportes.

A escola possui vários projetores e notebooks que circulam nas salas de aulas, conforme necessidade dos professores. Além disso, adquiriu em 2012 uma lousa digital que está instalada no auditório e recebeu em 2013 uma lousa digital portátil, para ser utilizada em qualquer ambiente.

Nesse ano de 2014, recebemos 20 computadores novos, através do Estado RS, substituindo os velhos do laboratório 1. Estamos para receber um Laboratório Móvel de Informática contendo 30 netbooks educacionais que contêm diversos programas educacionais, fazendo parte do Programa da SEDUC Província de São Pedro.

Laboratório 1