Normas de Convivência

Viver em sociedade significa respeitar a existência de regras, pois é através destas que nossa liberdade é garantida. A convivência agradável, o respeito mútuo e a solidariedade são características presentes e marcantes em todas as atividades propostas pela escola.

Nos dias atuais, exercer os princípios básicos educativos é praticar a cidadania e conquistar cada vez mais direitos, enquanto pessoa e cidadão. Sentimos a necessidade de enfatizar mais a qualidade do convívio social dentro da escola. E  esse trabalho começa na construção e compreensão das regras de convivência.

• Ser educado e ter boas maneiras com todas as pessoas.
  • Cumprimentar professores, alunos, colegas e funcionárias da escola, e utilizar as palavras mágicas: obrigada, por favor, com licença, desculpa. Bom dia, Boa tarde, Boa noite, ...
  • Buscar acolher a todos sem distinção, respeitando as individualidades e as diferenças
  • .Ser responsável pelo todo, pelas coisas que são da escola e que são oferecidas pela escola, cuidando com o desperdício de energia elétrica, água, alimentos e materiais.
  • Estar aberto à participação e envolver-se com as atividades da escola, assumindo responsabilidades.
  • Buscar sempre autoformação, tendo flexibilidade para mudanças.
  • Comprometer o aluno e responsáveis para evitar faltas em dias de prova, a não ser mediante justificativa relevante.
  • As entradas e saídas da escola devem se realizadas pelo portão da frente. Entradas com atraso e saídas antecipadas devem ser autorizadas pela direção.
  • Retirar e trocar livros na Biblioteca junto com os professores de Língua Portuguesa e Literatura, com a presença da professora bibliotecária, devolvendo-os dentro do prazo estipulado.
  • Preocupar-se com o aproveitamento e o desempenho nos estudos, sem prejudicar ninguém com suas atitudes.
  • Assumir com responsabilidade a proposta da Hora da Leitura, providenciando o seu livro.
  • Incentivar as diversas formas de expressão: apresentação de trabalhos, de teatro, declamação de poesias, etc.
  • Responsabilizar-se e comprometer-se com a entrega dos trabalhos e com a devolução de materiais e equipamentos de forma adequada.
  • Dar responsabilidades aos alunos dentro das suas condições.
  • Uso consciente e correto do celular.
  • Não é permitido trazer chimarrão, café, preparar lanches na sala de aula ou fazer encomendas para serem entregues na escola.
  • Usufruir da alimentação escolar sem exageros, no refeitório ou nas mesas apropriadas, devolvendo os utensílios na cozinha após o uso.
  • Observar e alertar quanto à postura no sentar.
  • Observa e respeitar os horários de cada turno. Não circular pelos corredores e pátio da escola durante os períodos de aula, pois isto atrapalha o andamento das atividades.
  • Dar o exemplo, para poder exigir. Gostar do que faz; fazer com amor. Valorizar a experiência e a prática de cada um.
  • Estabelecer parceria e colaborar com os colegas socializando novas ideias e conhecimentos, sabendo ouvir e falar com pertinência.
  • Portar-se com respeito nos ambientes e nas atividades que estão sendo desenvolvidas.
  • Quando houver necessidade de cópias ou de materiais, deixar e/ou solicitar com antecedência ao setor responsável.
  • Saída do pátio da escola: primeiro pedestres, segundo automóveis e motos.
  • Estacionar de forma que não impossibilite a passagem e a saída de outro carro.
  • Usar adequadamente os banheiros procurando não desperdiçar água e o material de higiene.
  • Utilizar o papel higiênico de maneira adequada.
  • Cuidar da organização da sala de aula e de todos os espaços da escola. Deixar a sala organizada no final do turno e manter as classes limpas.