Rádio Escola

O Projeto teve início em 2013, com a turma 111, na disciplina de Seminário Integrado. Consistiu na criação da Rádio Escola do Colbachini, utilizando o equipamento de som e as caixas de som espalhadas pelo pátio da escola, para a transmissão dos programas durante os intervalos das aulas, alguns dias por semana, ao longo do ano. O Projeto se desenvolveu ao longo do ano, com pesquisas no sobre o surgimento e a história do rádio, sobre as rádios escolas existentes no Brasil e no mundo, sobre o funcionamento do rádio e softwares para gravação dos programas. A seguir, foram feitos estudos sobre como deveria ser a estrutura dos Programas da Rádio: abertura, comentário inicial, músicas, entrevistas, assuntos variados, curiosidades. Além disso, no decorrer do projeto, foram realizadas pesquisas de opinião com os alunos da escola para saber quais os estilos musicais preferidos pelos alunos e obter o índice de aprovação da Rádio Escola do Colbachini na comunidade escolar. Em função da boa aceitação da Rádio Escola entre os alunos, a equipe diretiva adquiriu em 2014 novos equipamentos de som, para aprimorar as instalações e possibilitar melhores condições para o funcionamento da Rádio Escola, inclusive com a troca de local onde estão instalados os equipamentos. O projeto teve continuidade em 2014  e 2015 com o Grêmio Estudantil e este ano com outros grupos de alunos, sendo uma forma de animar o intervalo das aulas, além de transmitir informações e cultura.