Feira do Livro - Sucesso Cultural

Ano após ano, a Feira do Livro do Colégio Estadual Pe. Colbachini, em Nova Bassano, tem se firmado como uma das mais destacadas Feiras do Livro da região e até do estado, dado o envolvimento de toda a comunidade escolar e municipal com a proposta. A Feira do Colbachini tem alcançado um sucesso surpreendente, superando-se a cada edição. Ano após ano, uma programação intensa, com palestras, visitas dos autores às salas de aula e apresentações ou shows em todos os dias e turnos da semana, envolve a comunidade escolar durante os cinco dias do evento. A lição da semana não é feita só nas salas de aula, mas nos diversos momentos coletivos, vividos pelos alunos, professores, funcionários e pais, juntamente com a comunidade, escolas visitantes, autoridades e os convidados especiais - os autores, que se encantam com o trabalho realizado.

Além da presença dos escritores, a escola ainda tem outro motivo para festejar, pois a Feira costuma acontecer sempre na Semana do Aniversário da Escola, sendo um motivo a mais para celebrar a vida e a história de cada um que constrói a caminhada do Colbachini.

No resultado final das Feiras, além das palestras com escritores, visitas dos autores em todas as turmas da escola,  apresentações dos alunos (teatros, vídeos, recitais e encenações), shows, livros adquiridos, lidos e trabalhados com antecedência à Feira pelos próprios alunos, livros vendidos durante a Feira, visitas de outras escolas e da comunidade em geral, fica a certeza de que o trabalho da escola vem correspondendo à sua filosofia, que é “construir um processo permanente de vida, que leve à construção de sujeitos históricos, críticos, protagonistas de uma sociedade plural, ética e cidadã”.  A proposta político-pedagógica  da escola é fruto da construção coletiva de todos os segmentos da comunidade educativa, onde sonha-se e idealiza-se, partindo da realidade concreta, tendo como objetivo a construção social do conhecimento, despertando para uma consciência crítica, criativa, responsável, participativa, de organização coletiva, através da reflexão-ação e exercício da cidadania.

A escola quer agradecer a todos seus educandos, educadores, funcionários e pais, pelo empenho na realização, a cada ano, deste grande momento de construção de saberes significativos. Agradece também aos visitantes pelo apoio e participação.

Veja  mais detalhes aqui.